Pesadelos



Há muitas, muitas noites... Há quase um mês que não consigo dormir descansada. Espero até ficar cansada, até os meus olhos desejarem ardentemente fechar-se, até os meus braços relaxarem por completo e a minha mente estar demasiado exausta para pensar em coisas menos boas. Quando chega esse momento, deito-me e adormeço como se mergulhasse num mar de tranquilidade e abstracção. Depois, invariavelmente, pelas 4 ou 5 da manhã, desperto numa ansiedade terrível, com medo de tudo em meu redor e uma angústia desesperante no peito. Repetidamente, pesadelos horríveis assaltam o meu sono, muitas vezes sem que deixem qualquer pista de conteúdo quando deles desperto, assustada. Depois do susto inicial tento em vão recuperar o sono, agarrar de volta aquela mansidão que me faria descansar até que o sol raiasse de novo... mas nunca consigo. Já tentei tudo: continuar deitada às escuras à espera que a noite me acalme os pensamentos, levantar-me e molhar a cara para espantar os medos, ligar a luz para iluminar os vultos assustadores, ler para dispersar o rodopio de ideias. Nada resulta. E assim fico, desperta e taquicárdica até ao amanhecer, até ao toque do despertador. Levanto-me de manhã como se nunca me tivesse deitado. E, assim, os dias para mim são um só.

Alguém me pode dizer como se adormece a seguir a um pesadelo?

4 comentários:

Jotomicron disse...

Eu costumava ir pra cama da minha mãe, há já muito muito tempo!!!

Hoje em dia fico na cama, a pensar no sonho estúpido que tive... Mas para o sono vir é mais difícil, muito mais difícil. Ler e ouvir música e levantar-me e dar três voltas a casa por vezes refrescam-me as ideias e dam-me um tempo de sono, mas é só muito de vez em quando que resulta.

Sandra disse...

O que eu faço? nem eu mesma sei...

quando era pequenita ia ter com os meus pais e pouco tempo depois lá voltava para a caminha confortada pelas palavras deles

mas os anos passam, e uma pessoa acaba por deixar de fazer isso...e criei um metodo bastante estranho para superar o pesadelo: criava um novo final para a minha história. Como se fosse uma casse te de vídeo, rebobinava uns 5 minutos e recriava o fim...mas isso nem sempre funciona...

existem varios tipo de pesadelos,e aqueles que mexem com os nossos medos mais profundos, com os nossos sentimentos, são os mais dificeis de superar...

e para esses, nem eu sei qual a solução...

Se pudesse, transferia-t um pouco do meu sono :)

caxemire disse...

eu costumo ouvir james blunt, não sei porquê, mas adoro adormecer ao som da sua voz :)

se não gostares do senhor blunt, sempre podes optar por ir tão cansada, tao cansada para a cama... k nada te consegue acordar ;P

sofia disse...

Por acaso lembro-me que há alguns anos, alguém, confesso que não me recordo quem foi, me deu o mesmo conselho que tu Caxemire. Na altura também andava com alguns pesadelos por isso tentei adormecer com música... Mas o que acontecia era que ficava ainda mais desperta lol com a música a tocar vezes sem conta na minha cabeça mesmo depois de ter desligado o som. Se calhar não escolhi a música certa. Quem sabe James Blunt funcione ;)