História das estrelas - Lira


"Orfeu era o maior músico da sua época, e provavelmente de todos os tempos, pois era capaz de encantar pessoas e animais, pedras e correntes de água, apenas com as melodias que tocava na sua lira mágica. Numa das suas viagens apaixonou-se perdidamente por uma ninfa, Eurídice.

Um dia, a jovem foi atacada por Aristeu, filho de Apolo e da nereide Cirene. Ao fugir do atacante, pisou uma cobra venenosa que lhe mordeu, causando-lhe a morte. Orfeu ficou de coração despedaçado. Sentindo-se incapaz de viver sem Eurídice, resolveu descer até ao Mundo Inferior (o mundo dos mortos) para pedir que ela fosse libertada. Tratava-se dum pedido sem precedentes para um mortal, mas o som da sua música conseguiu amansar o perigoso cão de três cabeças Cérbero que guardava a entrada, e encantar o coração de Hades, o deus desse mundo. O poderoso Hades apenas pôs uma condição: no seu caminho de regresso com a esposa, Orfeu não poderia voltar-se para trás até estarem no exterior.

Orfeu não tinha alternativa e caminhou pela escuridão tentando guiar Eurídice com a sua música. No entanto, começou a recear estar a ser perseguido por um fantasma e não por ela. Já quase na saída voltou-se para a ver, o que fez com que a infeliz lhe fosse de novo arrebatada, desta vez para sempre. Orfeu ficou arrasado. A partir de então foi caminhando pelo mundo tocando a sua música.

Muitos anos depois, quando morreu, Orfeu acabou por ir finalmente para junto da sua amada Eurídice. E, segundo a lenda, as Musas colocaram a Lira no céu onde persiste até hoje como lembrança desta história de amor."

1 comentário:

Ana disse...

E depois há gente brilhante, como Gluck, que pega nessa história triste e compõe algo capaz de englobar essa tristeza em meia dúzia de teclas de piano... :)

Melodia de Orfeu, de Gluck:
http://www.youtube.com/watch?v=YSHtdwJ5h4M