O blog Através do Espelho tem o prazer de apresentar...

Uma nova e fascinante rubrica intitulada:

Conheça o seu mundo!

Hoje dedicada a um misterioso país asiático que só por mero acaso não é o berço de nossa mui adorada Silverdrop :p



- Bangladesh -


  • País asiático rodeado quase por inteiro pela Índia, excepto a sueste, onde tem uma pequena fronteira terrestre com Myanmar, e a sul, onde tem litoral no Golfo de Bengala. Capital: Daca.

  • Idioma oficial: Bengali
    Religião maioritária: Islamismo

  • O Bangladesh é o país com maior densidade populacional no mundo, apresentando aproximadamente 926 pessoas por km²!!

  • O encantamento de serpentes é uma prática comum nas ruas do Bangladesh. Na verdade, as cobras são surdas aos sons envolventes mas sentem as vibrações do solo. A flauta do encantador seduz a cobra pela sua forma e movimentos, e não pela música que emite.

  • Os Baul, trovadores místicos, constituem ícones culturais no Bangladesh. A música Baul celebra o amor celestial, mas fá-lo em termos bem terrenos, como as declarações de amor do bAul para sua boshTomi ou alma-gêmea.

  • Aqui fica uma canção Baul muito conhecida (no Bangladesh, claro):

    AmAr prANer mAnuSh Achhe prANetAi heri tAye sakal-khAneAchhe se nayan-tArAy, Alok dhArAytAre nA hArAyeogo tAi heri tAye JethAye sethAye tAkA-i Ami Jedik pAne

    A fantástica tradução: O homem do meu coração vive dentro de mim. É por isso que vejo ele em todo lugar. No fitar de meu olho, em um brilho de luz. Ó eu nunca posso perdê-lo. Aqui, lá, em todo lugar. Por onde eu olhar, ele está bem lá para mim.

6 comentários:

Sandra disse...

Sofia!! Adorei! a sério! Nem imaginas de que tamanho está o sorriso que agora tenho na cara =D

Agora já sei um pouco mais de um dos mil e um países que poderiam ter sido o meu berço ;) gracias bambina!
Vivas a esta nova rúbrica! :)
bjinhos =D

sofia disse...

;)

ainda bem, bonequita!
***

Jotomicron disse...

E pensar que foi exactamente neste país que não nasceste! (Assim como em outros muitos…)

Senhora sofia: fico à espera do próximo episódio da rubrica, porque estou a adorar =D

sofia disse...

;) a periodicidade da rubrica vai depender um pouco dos meus devaneios lol mas certamente que um destes dias voltará em força!

beijinhos a todos*

Sandra disse...

quem sabe nao venho a descobrir ainda mais das minhas "nao origens"

;)

caxemire disse...

lol, e eu a pensar que ele ficava na américa latina
sou tão triste!