Médicos de Família

É um facto que em breve serão muitos, tendo em conta a enormidade de vagas. No entanto, aquilo que importa saber é se serão bons.

Daquilo que se pode averiguar nas conversas de corredor na faculdade ou mesmo numa discussão mais séria sobre o tema, uma grande quantidade dos alunos de Medicina foge da Medicina Geral e Familiar como o diabo da cruz . Vive-se até um pequeno clima de pânico ao saber que metade de nós, daqui a alguns fatídicos meses, se verá colocado nesta especialidade.

Eu, talvez privilegiada por conhecer o meio por via familiar, tendo a não compreender esta repulsa dos meus colegas. Será porque não tem o prestígio da Cardiologia? Ou a recompensa monetária da Cirurgia Plástica? Será simplesmente porque os nossos "honrados" assistentes hospitalares falam da Medicina Geral e Familiar como se se tratasse de uma terrível fatalidade, um mundo de leigos e totós?

Para todos, como eu, que acham todas estas considerações subterfúgios de gente que não sabe muito bem o que anda a fazer no curso de Medicina (desculpem o radicalismo) será fácil compreender que a Medicina Geral e Familiar é, na sua essência, a mais nobre das especialidades, aquela que exige do médico a plenitude dos seus conhecimentos não só académicos com relacionais.

Questiono-me se esta forma pouco ética que os senhores doutores professores têm de se referir aos colegas de MGF tem como objectivo desmotivar todos os alunos que eventualmente terão de exerce-la como profissão até ao resto das suas vidas?

Por isso reafirmo, sabemos que os médicos de MGF num futuro próximo serão muitos, mas com esta mania colectiva de desprestigiar a profissão que garantia poderemos ter de que serão bons?

4 comentários:

Sandra disse...

medicina familiar em portugal é uma realidade bem diferente do que conheces. o que conheces é um bom exemplo, e mm em relaçao aos outros exemplos, conheces como colega e nao como utente.

Como utente digo-te, o que se disse na aula, raramente acontece. conheço demasiados medicos de familia e alguns centros de saúde (afinal conheço 5 diferentes...) e com base nisso digo-te: se mgf tem ma fama, gd parte da culpa , se nao toda é por causa dos pessimos medicos de familia que existem por aí...e olha que sao mts..mesmo mts!

mm a minha experiencia como "colega" mostrou-m que um medico de clinica geral nao é nd do k se pinta por aí...

bem, e com isto n ker dizer k nao concorde com a importancia desta area. simplesment as coisas nao sao como as pintam...

sofia disse...

Eu não vou, obviamente, contestar aquilo que retiraste da tua experiência pessoal como utente.

Questiono-me é se, proporcionalmente, o número de MGF maus será assim tão grande quando comparado com outras especialidades.

É que muitas outras especialidades conheço eu como utente e alguns médicos bem mauzinhos.

De qualquer forma o objectivo do post era sensibilizar as pessoas para o facto de que descredibilizar a profissão (e aqui estou a falar da profissão em si, sem entrar em análises acerca da competencia dos MGF que já existem) não é grande motor para que o panorama na Medicina Geral e Familiar melhore em termos de qualidade.

É que da forma como nos preparam para a escolha das vagas parece que metade de nós vai ter um grande azar e outra metade serão os sortudos que vão ser especialistas.

Ana disse...

saíu ontem (FINALMENTE!!!) o DL que regulamenta o internato de MGF. Estou convencida que até à data, não havia nada oficial a regulamentar, era um pouco "fazemos isto assim, não sabemos muito bem porquê". Indo à página da OM, encontrava o regulamento de todas as especialidades, menos a de MGF (frustração grande para quem quer muito ser médica de família, devo dizer...). Novidades? :) Passou a ter 4 anos de duração! (ao invés dos 3 que foram até agora, ninguém sabia muito bem porquê), com direito a mais estágios opcionais que antes eram tão ignorados... (lembram-se de reumatologia, dermatologia, etc? 2 ou 3 aulas ao longo de 6 anos, e depois esperavam que o médico de família fosse capaz de fazer diagnósticos simples?! pois pois... só é bom médico quem aprende, e para isso, são necessárias condições).

Portanto, se calhar as condições não são as ideiais, é verdade. Mas acredito que estamos no bom caminho para mudar isso.

E depois, não sei se estão conscientes disto mas Portugal é dos melhores países para fazer o internato médico dentro da União Europeia (aquele que dá melhores condições aos internos - tanto a nível de horário, como a nível de formação, como a nível de financiamento). E é dos poucos que já assume MGF como especialidade.

Portanto, acredito muito sinceramente que não somos perfeitos, e ainda estamos muito longe disso (e talvez estaremos mais longe ainda quando temos um governo que obriga as pessoas a irem para uma especialidade "desprestigiada" à partida, fazendo com que se tornem profissionais frustrados desde muito cedo). Mas acredito também, muito sinceramente, que estamos no bom caminho.

As grandes mudanças não se fazem de um dia para o outro. Fazem-me ao longo de anos... e nós estamos apenas a dar os primeiros passos nesta longa caminhada.

Vejamos o caso do Canadá, que tem dos melhores sistemas de cuidados primários de saúde a nível mundial. Comparemos mortalidades e outros indicadores de saúde. E depois falaremos se vale a pena ou não investir nos cuidados primários. A minha opinião é que sim, vale muito a pena. E o que precisamos é de gente empenhada.

E tenho dito! :P

(Eu defendo esta especialidade com garras e dentes, como deu para ver)

Sandra disse...

o mal é que a maioria das aulas sao dadas por malta arrogante k tem a mania...e dp falam d MGF como se fosse algo "para os coitados / menos espertos k nao entram em mais nd"...

e kt a outras especialidades, têm mts, mas mts maus medicos. alias, o k nao faltam por aí sao maus medicos e infelizmente sao mm mts!

só pronto, as outras especialidades nao andam por aí , ou pelo menos nao da maneira de MGF a promover os medicos de familia como seres exemplares.

e volto a repetir, eu n sou contra mgf, alias, mgf esta como uma opçao de escolha para especialidade (sim, pode parecer estranho mas está) a verdadeira medicina familiar é sem dúvida das melhores coisas k temos dentro da medicina, mas para que atinja tal beleza tem de ser exercida por quem tem espirito para tal. (e nao o bando de frusttrados k anda por aí ou pelo monte de malta que nao quis tirar uma outra especialidade ha anos e que nao tem o mínimo de interesse em fazer reciclagens regulares de conhecimento!)

E meninas! nao estou contra vocês!